Geotecnia

A base para grandes construções

Os trabalhos de investigações geotécnicas visam o reconhecimento técnico e científico das características mecânicas dos maciços rochosos, solos e sedimentos.

Em primeira abordagem é utilizado um método de sondagem que permite descrever e caracterizar os parâmetros relevantes de resistência geotécnica do subsolo, procurando qualificar e quantificar a resistência inerente das camadas geológicas em profundidade.

Os serviços de investigação oferecidos pela GEORADAR incluem mapeamento e caracterização, investigação geotécnica com diversas metodologias de ensaios das propriedades físicas dos materiais, tanto “in situ” como em laboratório especializado.

A partir da metodologia de investigação, a GEORADAR adquire dados à escala do empreendimento, descrevendo as características geotécnicas em diversos níveis de locais de infraestrutura, ou “sites” minero-industriais, até o monitoramento da totalidade de um empreendimento. Os dados adquiridos permitem assertividade nos projetos de escavações, encostas, taludes, infraestruturas de beneficiamento, estocagem, terminais de transporte e embarque de minérios, ferrovias, barragens, pilhas de estéril e depósitos de resíduos, além de portos e rodovias.

Tipicamente o ciclo de trabalho compreende:

  1. Avaliação preliminar – estudos de mapas “as built”, topografia e/ou e aerofotogrametria, visitas técnicas pelos nossos geólogos e engenheiros;
  2. Programação e execução de levantamentos de dados com vários métodos de aquisição dentre eles geofísicos, levantamentos e mapeamentos geológicos, levantamentos geotécnicos detalhados, investigação geotécnica, coleta de amostras e ensaios “in situ” e laboratoriais atendendo todas as Normas Técnicas e padrões de qualidade.

Os dados adquiridos são cuidadosamente validados antes de serem compilados em bancos de dados georreferenciados, servindo de referência para os relatórios técnicos destinados aos engenheiros consultores ou engenheiros responsáveis pelas estruturas.

A GEORADAR oferece:

  • Investigações Geotécnicas “in situ” e laboratoriais
  • Instrumentações Geotécnicas
  • Mapeamento Geotécnico
  • Classificação de Maciço Rochoso
  • Mapeamento Geológico